sábado, 22 de dezembro de 2012

Frases da Clarice Lispector

''Ele teve a sensação de ser. Não poderia explicar, tão profundo, nítido e largo que era. A sensação de ser era uma visão aguda, calma e instantânea de ser o próprio representante da vida e da morte. Então, ele não quis dormir, para não perder a sensação da vida.''


''Acho que sábado é a rosa da semana.''


''Eu sou uma pergunta.''


''O que te falo nunca é o que te falo e sim outra coisa.''


''Eu não sou tão triste assim, é que hoje estou cansada.''


''Estou sendo alegre neste instante, por isso me recuso a ser vencida. Então amo como resposta''


''O óbvio é a verdade mais difícil de enxergar.''


''Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.''


''estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.''


''Acho que o processo criador de um pintor e do escritor são da mesma fonte. Quando eu escrevo, misturo uma tinta a outra e nasce uma nova cor.''


''O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe. Sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável.''


''Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor... ''


''Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.''


''Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.''


''Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação.''


''Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro...''


''Perder-se também é caminho.''


''Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca, ou não toca.''


''Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.''


''O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.''


''O que eu sinto eu não ajo. 
O que ajo não penso.
O que penso não sinto.
Do que sei sou ignorante.
Do que sinto não ignoro.
Não me entendo
e ajo como se me entendesse.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário